Guerra Peninsular: As Milícias, Ordenanças e Outros Paisanos

24-02-2011 15:40

O Tenente General António Maia Mascarenhas, actual Vice-Presidente do Conselho Nacional do Planeamento Civil de Emergência, proferiu uma palestra subordinada ao Tema “Guerra Peninsular: As Milícias, Ordenanças e outros Paisanos portugueses ”, que teve lugar no dia dia 23 de Fevereiro de 2011 na sala de Conferência da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima.

Perante uma expressiva assembleia, o General Mascarenhas, deu um brilhante perspectiva do levantamento popular contra os exércitos invasores de Napoleão, e da organização da defesa e do dispositivo militar anglo-luso adoptado para derrotar e expulsar as tropas comandadas por Junot, Soult e Massena, na primeira (1807), segunda(1809) e terceira invasão (1810), respectivamente.

As comemorações do Bicentenário da Guerra peninsular, que têm decorrido um pouco por todo o Pais, trazem para a ordem do dia o tema das Invasões Francesas, revivendo-se em cada terra os feitos das gentes, os seus heróis e as agruras por que passaram, cujas histórias e algumas personagens que se notabilizaram foram recordadas pelo Orador.

Organizado pelo Rotary Clube do Entroncamento, como forma de celebrar também o 106.º Aniversário do Rotary International, cujo primeiro Clube o Rotary Club de Chicago, foi criado em 23 de Fevereiro de 1905, por Paul P. Harris, um advogado que idealizou um Clube que unisse os profissionais com o mesmo espírito de companheirismo que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude, esta palestra insere-se no ciclo dedicado à “Paz e à Compreensão Mundial”, objectivo ultimo de todas as acções que o movimento rotário desenvolve um pouco por todo o Mundo.