Da Fundação aos nossos Dias

O processo de constituição do Rotary Club do Entroncamento iniciou-se em 1980 por iniciativa dos companheiros do Rotary Club de Tomar e prolongou-se por cerca de ano em meio.

Feito o pedido de adesão a Rotary Internacional procedeu-se em 05 de Junho de 1982 à emblemagem dos vinte a companheiros fundadores.

Abril de 1982 – Carta de pedido de admissão a Rotary Internacional

Algum tempo depois, em Outubro de 1982 teve lugar a entrega da Carta Constitucional, acontecimento que mobilizou companheiros de Norte a Sul do País.

11 de Junho de 1982 – Data da adesão em Rotary Intenaticonal

1.º ANO ROTARIO: 1982 - 1983

Primeiro Presidente

Joaquim Silvério

Conferência do Vimeiro - Eleição do companheiro Joaquim Silvério

No decurso da conferencia do Vimeiro que teve lugar em Abril de 1983, ocorreu a divisão do País em dois distritos, o 196 e o 197 e decorreu o 1.º contacto com o Rotary Club de Penafiel com o qual se estabeleceu uma parceria que ainda hoje se mantém.

O companheiro Joaquim Silvério foi eleito membro do Conselho de Administração da

Fundação Rotária Portuguesa

Projecto de Apoio à Comunidade

Iniciou-se em Maio de 1982, o 1.º grande projecto do Club, consistindo na construção da Capela Mortuária, projecto esse de grande relevância para o Entroncamento em que o Club se empenhou profundamente e para o qual logrou mobilizar largos sectores da comunidade local e não só.

Os anos noventa trazem ao Rotary Club do Entroncamento novas preocupações de âmbito internacional, nacional e local a que o Club não pôde deixar de reagir, referindo-se entre elas as questões ambientais, nas quais nos envolvemos através do programa “Salve o Planeta Terra“.

Visita do Presidente Rotary Internacional - 1993

Relacionada com o reforço que se verificou dos contactos internacionais é de salientar a visita do Presidente do Rotary Internacional “Cliff Dochterman", que inaugurou no Entroncamento a Rua Paul HARRIS fundador do Rotary

Estreitaram-se os laços com o Club de Penafiel, sendo de referir a este propósito a inauguração da Rua Cidade do Entroncamento.

Em 2007 o Rotary Club do Entroncamento comemorou os 25 anos da sua existência ao serviço da Comunidade, de cujo programa constaram diversas actividades.

Quadro de Honra

Pela sua actividade e serviço à comunidade e aos ideais rotários o nosso clube foi alvo de vários reconhecimentos de diversas entidades rotárias e comunitárias.

O Club ostenta na sua Bandeira a distinção conferida pela Fundação Rotária com o título de “BENEMÉRITO

Algumas datas Históricas:

1983 – Criação do Interact
26 Mai84 – Primeira visita do Rotaract Club de Penafiel ao Entroncamento
1984 – Admissão em Rotary do Interact

– Inauguração da Rua Penafiel no Entroncamento

1993 – Vista do Presidente do Rotary Internacional

- Inauguração Rua Paul Harris no Entroncamento

1995 - Inicio constituição do RC de Torres Novas
1996 – Entrega da Carta Constitucional a RC Torres Novas.
1996 – Inauguração Rua Cidade do Entroncamento em Penafiel
2003 – Doação da Sede do Rotary Club do Entroncamento pelo companheiro Joaquim Silvério e esposa
2005 – Centenário do Rotary Internacional – Inauguração de um Monumento alusivo à data
2007 – Comemoração dos 25 anos do Rotary Club do Entroncamento