Jantar de Homenagem ao Profissional do Ano - Dr. Mora Leitão

27-10-2011 22:46

Anualmente o Rotary Clube do Entroncamento procede à eleição do Profissional do Ano num Jantar de Homenagem. Este foi levado a efeito no dia 26 de Outubro às 20H30 no Restaurante ALMOUROL em Tancos, sendo o homenageado o Dr. Mora Leitão, personalidade por demais conhecida por todos e que dadas as actuais circunstâncias físicas do mesmo, este Rotary Clube não quis deixar de prestar também a sua homenagem ao Profissional de vasto currículo e admirado por todos, dadas as suas actividades desenvolvidas em prol da sociedade do Entroncamento.

Apesar do mau tempo que fazia por toda a região, a cerimónia decorreu com brilhantismo e muito calor humano, a saber pela presença de cerca de 50 pessoas, sendo de realçar a presença de imensos amigos do homenageado, Dr. Mora Leitão.

Estiveram presentes delegações rotárias de Abrantes e Castelo Branco.

A mesa presidida pelo Presidente do Rotary Clube do Entroncamento, Luís dos Santos, continha o homenageado e entidades locais convidadas.

Feita a introdução pelo Presidente, seguiu-se a saudação às Bandeiras, cerimónia obrigatória de todas estas reuniões rotárias.

Após o jantar procedeu-se à cerimónia aguardada com muita ansiedade por todos.

Foi feita uma apresentação sumária do currículo do homenageado, explicando o porquê de um cidadão nascido em Pombal e Licenciado em Medicina em Coimbra, ter vindo parar ao Entroncamento e por cá ter ficado, fazendo a sua vida profissional com brilhantismo e sempre lutando por melhores condições de saúde.

Foi Chefe de Serviços de Clínica Geral no Centro de Saúde, tendo sido inclusive o impulsionador da construção do actual Centro de Saúde, no tempo da Ministra Dr.ª Leonor Beleza, tendo sido o 1º Centro de Saúde com características inovadoras, que permitia o atendimento por equipas multidisciplinares, seguindo o modelo existente na Suécia e Canadá. Foi também um dos impulsionadores da remodelação da Misericórdia, onde para além de ser Profissional de Medicina a título gratuito, foi Presidente da Assembleia Geral durante cerca de 30 anos. Foi a alma da renovação da Misericórdia, acompanhando o processo da passagem da mesma para o Estado Central e posteriormente a muito custo, a devolução da mesma, à situação privada em que se encontra actualmente. Foram anos de grande empenho e dedicação a esta situação, que muito veio a beneficiar a saúde no Entroncamento.

Tinha como hobbies, a caça, a pesca, a fotografia, o judo, o radioamadorismo e a música. Esta última vem dos tempos da faculdade, tendo estado ligado a vários grupos académicos de Fado de Coimbra.

A sua paixão pela caça, veio a traí-lo motivando um acidente pessoal que lhe originou tetraplegia, estado em que se encontra actualmente.

Sempre foi um cidadão exemplar e conhecido por todos que dele precisaram, ou com ele conviveram. De todos era amigo e conciliador, transportando para a sociedade os seus valores éticos e profissionais que lhe granjearam o respeito e a consideração de todos os que com ele privaram.

Foi de seguida entregue pelo Presidente, as respectivas lembranças rotárias bem como o Diploma de Profissional do Ano.

Encerrou a cerimónia o homenageado, Dr. Mora Leitão, agradecendo comovido a honra que sentia ao ser homenageado. Realçou que durante toda a sua vida fez pelos outros, o que qualquer médico na sua situação teria feito, ficando deveras comovido quando no dia a dia encontra pessoas, algumas das quais já nem sequer se recorda, e que vê nelas a emoção que vivem pela actual sua situação, ou talvez por simples sentimento de gratidão por alguma vez lhes ter valido, em situações difíceis das suas vidas. Sente ter ficado com a sensação do dever cumprido, como ser humano e como médico, tendo-se dedicado totalmente ao serviço da população do Entroncamento. Sempre procurou efectuar um trabalho isento, lutando na defesa e salvaguarda dos legítimos interesses dos munícipes, em prol do seu bem estar, da melhoria da qualidade de vida, e do desenvolvimento e progresso do Entroncamento.

Terminado o seu discurso emotivo, os presentes aplaudiram de pé como forma de agradecimento, e solidários com a homenagem agora prestada.